segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Momento no divã


Pergunte aos estudantes porque eles almejam tanto a aprovação em vestibulares e você terá a mesma resposta.
Pela independência, agitação, autoridade, responsabilidade, por estar começando a viver, a andar com as próprias pernas.
Mas pra mim é diferente. Talvez por que eu cresci em uma casa, onde a família tentava (e tenta) me apoiar em todas as decisões, mas anunciando as consequências dos meus erros. Não. Definitivamente porque eu cresci em uma casa onde a independecia é irmã da responsabilidade. Por que foi o silencio que me atraiu para o futuro, para a Psicologia. E é este silêncio que está me atraindo para a Medicina.
Não é como um consultório de análise, é .. apenas sensitivo! A sala de operação, um lugar quieto, calmo. Tem que ser, para que fiquemos alertas antecipando complicações. Quando você está na sala de operações, seu paciente aberto na mesa, todo o barulho do mundo, toda a preocupação que você trás, desaparece.
A calma te atinge, o tempo passa sem pensamento. Naquele momento, você se sente completamente em paz.

Paz... não é um estado permanente, a paz é transitória, existente apenas em alguns momentos, que vão embora antes mesmo de notarmos que estava ali. Nós podemos experimentar isso a qualquer momento.. com estranhos agindo com gentileza, em uma tarefa que exige dedicação completa ou no simples conforto de uma antiga rotina.
Todos os dias, todos nós experimentamos esses momentos de paz, o truque é saber quando eles irão acontecer, para então podermos abraçá-los. Vivê-los. E finalmente deixá-los ir embora.

Até porque, como diria Mahatma Gandhi: "Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho".

- Beijos&Borboletas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário